
Enem será aplicado em novembro, como nos últimos anos – Foto Reprodução
As inscrições para o Enem começam na segunda-feira 26/5. O edital com o valor e outros detalhes sai hoje à noite em edição extra do Diário Oficial.
Para este ano, duas novidades: a primeira, é que alunos do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas já terão a pré-inscrição garantida. Segundo o ministro da Educação, Camilo Santana, para “estimular a participação e facilitar a vida do estudante”.
Mas atenção: mesmo assim, é preciso entrar na Página do Participante para fazer a confirmação.
E a segunda novidade é para quem ainda não concluiu os estudos. É que o Enem vai voltar a ser usado como certificação de conclusão do ensino médio.
O ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou também que o (Enem) 2025 poderá ser usado como certificado de conclusão do ensino médio para maiores de 18 anos, dependendo da nota do aluno.
A prova havia deixado de ter essa função em 2017, por decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Desde então, adultos que não se formaram na idade correta aram a buscar o diploma do ensino médio (e também do fundamental) por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Segundo o Ministério da Educação (MEC) já afirmou em outras ocasiões, mesmo com a retomada do Enem como forma de proporcionar um diploma escolar, o Encceja não deixará de existir.
O resultado da isenção de taxa já foi divulgado. Basta ar a página do participante para conferir. Mesmo que o estudante esteja isento, ele ainda precisa se inscrever no exame. As inscrições começam na segunda-feira, dia 26, e vão até o dia 6 de junho.
O MEC e o Inep alertam que as inscrições devem ser feitas somente pela página do participante. Qualquer outro site, plataforma ou aplicativo não é autorizado. O endereço é o enem.inep.gov.br/participante. As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro.