Hospital Regional de Divinópolis será entregue em agosto, diz secretário

23/04/2025 | Centro-Oeste

Secretário de Saúde, Fábio Baccheretti, confirmou data de conclusão das obras – Foto Reprodução / Divinews

 

 

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, definiu a data de entrega do Hospital Regional de Divinópolis. O chefe da pasta afirmou que o Governo de Minas irá finalizar a obra entre agosto e setembro de 2025, em entrevista ao site Divinews.

 

A unidade, localizada no Bairro Realengo, será istrada pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

 

O novo Hospital Regional contará com mais de 220 leitos, sendo 30 de UTI, além de uma maternidade de alto risco e estrutura robusta para atender média e alta complexidade. O foco especial será dado à ortopedia e trauma, setores historicamente deficitários em Divinópolis.

 

“Nós não teremos mais pacientes esperando tanto tempo em cirurgia, especialmente as ortopédicas, que é um grande problema na região.”, disse Fábio.

 

Ainda segundo o secretário, a estrutura física está quase pronta e o Hospital Regional de Divinópolis será o primeiro dos cinco em construção a ser entregue no estado.

 

“Os equipamentos já estão em fase de compra para que cheguem ao mesmo tempo de conclusão das obras“, concluiu.

 

Políticos comentam avanço das obras

 

O Prefeito Gleidson Azevedo (Novo) compartilhou o vídeo do secretário que confirma a data de conclusão. “Toda vez vocês me perguntam sobre obras, mas e o Hospital Regional? Assiste aí o vídeo do secretário para vocês verem“.

 

A deputada estadual Lohanna França (PV) ressaltou as cobranças feitas ao estado para a conclusão dos trabalhos. “Essa é uma luta antiga! Nós cobramos insistentemente do governo Zema o término do hospital, já que as obras estavam bem avançadas em relação às demais construções. Seguiremos fiscalizando de perto cada etapa. Saúde é coisa séria!“, pontuou.

 

A secretária de Finanças do PT, Gleide Andrade, disse que a istração do Ebserh é graças a articulação com o Governo Federal. “A partir de agosto, quando o Governo do Estado entrega o hospital para a gestão da Universidade, nós vamos diminuir consideravelmente o problema do gargalo da saúde na nossa região Centro-Oeste. E ao presidente Lula, o nosso muito obrigado“, comentou.

 

Obras do Hospital começaram há quase 15 anos

 

As obras foram iniciadas em 2010 com a previsão de inauguração em 2012 –  Foto Fabio Marcheto

 

 

Em 2009, o então governador Aécio Neves anunciou o Hospital Regional com a proposta de atender 54 municípios do Centro-Oeste do estado.

 

As obras foram iniciadas no ano seguinte com a previsão de inauguração em 2012. Porém, a falta de recursos fez com que os trabalhos fossem interrompidos e as intervenções foram paralisadas entre 2016 e 2023, quando ultraou os cinco mil dias de obras. Na data, o secretário estipulou 2025 como o novo prazo de conclusão.

 

No ano ado, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou que o Hospital Regional será gerido pela UFSJ. A secretária de Finanças do PT, Gleide Andrade, disse que o Presidente Lula irá participar da cerimônia de inauguração.

 

*Com informações Site Divinews / Portal MPA

 

 

 

 

Veja também